Saikawa RoshiDôshô Saikawa Sôkan Roshi

. Ficha de Inscrição para Dokusan (membros das Sangas de Rio Grande do Sul)

Superior Geral da Escola Soto Zen para a América do Sul desde maio de 2005, Saikawa Roshi nasceu em Nagasaki, Japão no ano de 1949. Foi monge Theravada na Tailândia, voltou ao Japão e entrou na tradição Soto Zen ao receber ordenação do Shunmyo Sato Roshi em 1978. Treinou no Daihonzan Sojiji (1978-79) e Sojiji Soin (1979-81).

Depois de receber a Transmissão do Darma, foi Kaikyoshi no Zen Center of Los Angeles (1981-83), assistindo o Maezumi Roshi, e colaborando na formação do Zen Mountain Monastery (Daido Loori Roshi, abade) no estado de Nova Iorque.

Retornando ao Japão, tornou-se um dos oficiais professores no Templo Sede da Escola Soto Zen – Soji-ji, em Yokohama.

Tem alunos e grupos de Zazen nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão, Brasil, etc. É professor de transmmissão de darma dos monges brasileiros Kôun (São Paulo) e Genshô (Florianópolis) e professor de numerosos outros monges-em-treinamento brasileiros. Foi professor da Monja Isshin de 2008 até 2010.

Dôshô Saikawa Sôkan Roshi é abade do Templo Hosen-ji em Yamagata-ken, Japão.

Em 2005, foi nomeado Kokusai Fukyoshi (Professor Internacional) e assumiu o cargo de Sôkan (Superintendente) da Escola Soto Shu para a América do Sul e é o atual abade do Templo Busshinji em São Paulo.

Muitos dos problemas podem ser resolvidos dentro da sua atividade mental. Mas esta questão acerca da verdadeira identidade, do verdadeiro si mesmo, da nossa verdadeira natureza, da questão da vida e da morte, não pode ser dissolvida dentro da atividade mental, não pode ser resolvida na psicologia, não pode ser resolvida na ciência, nem na filosofia porque todas essas respostas, nesses métodos, vem do dualismo. Esta questão de vida e morte está além dessa atividade mental.”  ~ Saikawa Roshi

Ficha de Inscrição para Dokusan (membros das Sangas de Rio Grande do Sul):

Home | Contato | Mapa do Site
Tecnologia Site Inteligente